// Postado Por: Unknown //: sábado, 9 de maio de 2015

Nos anos 2000, quando o PlayStation 2 chegou ao mercado, a Sony ostentava feliz que o console chegava ao mercado com mais de 600 jogos graças à retrocompatibilidade com o PSone. Anos mais tarde, a empresa japonesa repetiu a dose no anúncio do PS3 que, nas primeiras unidades, tinha o chip Emotion Engine e permitia rodar mais de 1000 jogos de PS1 e PS2  – e o mesmo aconteceu com o Xbox 360, querodava os games do Xbox original.
Hoje em dia, a história é outra. Você já está careca de saber que tanto o PlayStation 4 quanto o Xbox One não são compatíveis com os jogos de PS3 e X360. Mas você sabe o porquê? Os motivos vão desde o hardware, passam pelo software e tem também um tiquinho de 'mercado'.
A razão principal para que o PS4 e o Xone não rodem os jogos antigos é que ambos os consoles usam uma tecnologia totalmente diferente do PS3 e X360. Os consoles mais velhos usavam chips com a tecnologia PowerPC, da IBM, já os novos consoles usam a arquitetura x86 de 64 bits, dos computadores.


O chip central do PlayStation 2 estava presente em cada PS3 inicial, porém isso fez com que o console ficasse ainda mais caro

Para trazer os jogos antigos para os videogames novos seria necessário criar um emulador de PS3 para PS4, mas essa mudança de plataforma de programação torna as coisas muito mais difíceis. É como se você em casa tentasse ler um livro em uma língua diferente do português, como o tailandês. Com treinamento, você até consegue, mas não vai ser fácil.
Mark Cerny disse ao Digital Foundry, do site Eurogamer, que a Sony queria trazer a retrocompatibilidade para o PS4, mas a mudança de arquitetura impossibilitou esse recurso. "Passamos semanas pensando em uma forma de trazer a retrocompatibilidade para o PS4, desde incluir o CELL [chip central do PS3] na estrutura ou destacar uma equipe para fazer um emulador. Mas tudo isso iria impactar no preço final do console – algo que estava fora de cogitação".
Trazer o chip do console anterior foi a estratégia da Sony na retrocompatiblidade do PS2 e do PS3. Porém, em ambos os casos, quando os consoles chegaram às lojas, a empresa japonesa foi criticada pelo alto preço no varejo. Tanto que mais tarde a Sony cancelou a retrocompatibilidade do PlayStation 3 e passou vender jogos do console na linha "PlayStation Classics" na PlayStation Store.
A emulação por software, por outro lado, foi a saída da Microsoft no Xbox 360, mas o resultado nem sempre foi dos melhores. Diversos jogos do Xbox original não são compatíveis com o X360. No fim das contas, a Microsoft desistiu dessa ferramenta e começou a vender alguns desses games em "versões HD" na Xbox Live.
Os jogos do Xbox original apareceram no Xbox Market Place era uma forma de emulação por software no X360.
Quando o Xbox One foi anunciado o assunto ressurgiu e a Microsoft não conseguiu se esquivar dos jornalistas. Phil Spencer, chefe da divisão Xbox da Microsoft, disse ao Gamespot em 2014 que "a retrocompatibilidade é sempre um tópico quente numa virada de geração, especialmente no caso do Xbox 360, onde muitas pessoas compraram muitos conteúdos digitais". Spencer disse na época que a Microsoft iria continuar a trabalhar nessa função para o Xbox One, mas até agora isso não aconteceu.
Já a Nintendo adota a retrocompatibilidade dos jogos do Wii no Wii U usando um misto entre hardware e software. Dentro de cada Wii U existe um Wii, ou seja, todos os jogos e controles do console antigo funcionam no console novo. A única opção que fica de fora é a possibilidade de jogar títulos do GameCube.
O futuro da retrocompatibilidade

Oferta de mercado?

Arte/UOL
Já que a retrocompatibilidade foi descartada, as empresas desenvolvedoras de jogos aproveitaram essa época de "entre safra" para levar aos novos consoles os jogos que foram lançados originalmente no PS3 e X360, como aconteceu com "Borderlands: The Handsome Collection", "The Last of Us: Remastered" e muitos outros. Esse foi o tema do Playground #06, onde a equipe de UOL Jogosdiscute sobre essa forma de trazer os games antigos para a nova geração.
Agora que os consoles foram lançados sem a possibilidade de jogar os games da plataforma antiga, não adianta chorar pelo leite derramado. Vamos ter que nos acostumar com os jogos "remasterizados" para poder repetir a experiência. Porém, existe ainda uma luz no fim do túnel: a emulação pela nuvem.
O PlayStation Now é um serviço que a Sony disponibiliza em alguns países e está em fase de testes Beta nos EUA. O serviço promete entregar uma série de jogos do PlayStation 3 para serem jogados, pela nuvem, no PlayStation 4. É como se fosse um Netflix para jogos – a assinatura do PS Now custa US$ 20 por mês ou US$ 50 por três meses.
Porém o serviço ainda não funciona no Brasil e até mesmo nos EUA existem casos de jogos que não funcionam bem, com demora na resposta dos comandos e coisas do tipo. Além disso, não são todos os games do PS3 disponíveis no serviço. De acordo com a Sony, já são 100 jogos que podem ser jogados pelo PS Now, como "Darksiders", Dead Island 2" e "Saint's Row IV".
Essa pode ser uma alternativa para os jogadores curtirem games de plataformas antigas. Existem rumores de que a Nintendo e a Microsoft estão pensando nesse tipo de serviço para o NX e Xbox One, respectivamente. Nenhuma das empresas confirmou ou negou os rumores. Ou seja, se você quer jogar os games do seu videogame antigo, a melhor opção ainda é guardá-lo para ligar na TV e aproveitar uma 'sessão retrô' de vez em quando.

Deixe Um Comentario.

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments